Powered By Blogger

Plano de Ação 1

Drogas, violência doméstica e gravidez na adolescência. O que fazer?


IDENTIFICAÇÃO DOS CURSISTAS

Elbert Sat’anna Favero
Fábio Gonçalves Fonseca
Marcos Santos Silva
Fernanda Vieira de Azevedo
Lindaíldes Ferreira de Souza
Marcelina Tânia Queiroz
Marília Adriana Rotta Perdonati
Mônica Aparecida Alegário de Souza
Thaís Alves da Costa Rodrigues

OBJETIVO DA AÇÃO

 - Conscientizar o adolescente de o que fazer diante da questão das drogas, percebendo que estas são as precursoras da gravidez e/ou da violência doméstica, para promover mudanças de comportamento e atitudes.

JUSTIFICATIVA

- Nos dias de hoje, o adolescente recebe um bombardeio de informações através dos meios de comunicação, que o deixam inteirado de tudo o que se passa ao seu redor. Ao se falar em droga, certamente vamos despertar sua curiosidade, que deve ser utilizada para a formação de conceitos sadios e exatos sobre as drogas e as desvantagens de seu uso. Pais e professores devem, através de orientação segura e sem nenhum alarme, criar a condição necessária para que o adolescente se torne refratário aos assédios de maus amigos e traficantes. É na adolescência, ou pré-adolescência, que se deve dar maior destaque a um programa de caráter educativo preventivo. Devemos observar que os traficantes, sabedores que nesta fase se consegue o viciado certo de amanhã, nos dias de hoje, estão levando para o mundo das drogas meninos e meninas de até 9 anos, portanto, o quanto antes iniciarmos nossa conscientização, não estaremos cometendo exagero algum.
A violência contra a mulher é uma das transgressões de direitos humanos mais praticada e menos reconhecida no mundo. A Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1993, definiu como violência contra a mulher "qualquer ato de violência de gênero que resulte, ou possa resultar, em prejuízo físico, sexual ou psicológico, incluindo também a ameaça, a coerção e a privação da liberdade, ocorrendo em público ou na vida privada". O termo violência doméstica tem sido fortemente relacionado com a violência contra a mulher, uma vez que, em termos gerais, é o abuso físico, sexual e/ou emocional de um indivíduo dentro da família, podendo ocorrer mesmo entre namorados, noivos ou conhecidos (2). Portanto, é um conceito abrangente, mas estabelece uma relação de proximidade entre agressor e vítima.
A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade da adolescência, com sérias conseqüências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos que nascerão e de suas famílias.  No Brasil a cada ano, cerca de 20% das crianças que nascem são filhas de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas com menos de 15 anos grávidas que na década de 70, engravidam hoje em dia . A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. 

DESCRIÇÃO DA AÇÃO

- Promover palestras nas escolas (estadual e municipais) desta localidade, abordando os temas drogas, violência doméstica e gravidez na adolescência com profissionais das áreas jurídica e da saúde, tendo como objetivo a conscientização do público-alvo sobre tais questões.

CRONOGRAMA

- Tempo estimado: 03 meses
* Aplicação de questionário nas escolas para tabulação de dados
                           - EEEM “Nossa Senhora de Lourdes”
                           - EMEF “Juracy Cardoso Viana”
                           - EMPEF “Gov. Carlos Lindemberg”
* Palestra na EEEM “Nossa Senhora de Lourdes”
* Palestra na EMEF “Juracy Cardoso Viana”
* Palestra na EMPEF “Gov. Carlos Lindemberg”

Obs.:
- Os temas das palestras a serem plicados nas escolas serão determinados após a tabulação dos dados dos questionários (maior incidência) e haverá, também, a distribuição de panfletos informativos nas datas das mesmas.

POPULAÇÃO BENEFICIADA

- Adolescentes em idade escolar que estejam freqüentando ou não as referidas escolas.