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Projeto Básico: Reconstruindo valores através da consciência negra

1. Projeto Básico: Reconstruindo valores através da consciência negra

1.1 Considerações gerais sobre a instituição

Local de realização: EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes

Período: de 12 a 26 de novembro de 2012

1.2 Justificativa

O Brasil desde muitos anos se manteve em uma postura racista e desigual, simbolizado por preconceito e discriminação. Nesse sentido, a necessidade de políticas específicas que visam reverter o atual quadro se faz necessária com ações afirmativas diante da situação em que está sendo vivenciada.
Na educação é preciso promover um desenvolvimento humano e cultural, voltado a reconstrução de valores com temáticas significativas, propiciando uma consciência humana a partir de suas raízes históricas.

1.3 Objetivo Geral

Comemorar o dia da consciência negra (20 de novembro), conforme o artigo 79 – B da Lei nº 10.639/03, dando as instituições escolares obrigatoriedade ao ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, valorizando o ser humano com suas capacidades e habilidades.

1.4 Objetivos Específicos

·         Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes brasileiros na escola e na sociedade;
·         Promover a construção da identidade do negro dentro e fora da escola;

·     Respeitar os costumes, ritos religiosos, os valores e hábitos dos povos afro-descendentes.

1.5 Metas/produtos/resultados

Conscientizar a sociedade a partir da divulgação do projeto, através da realização do mesmo sobre o respeito, os costumes, a religiosidade e os valores vindos da cultura africana.

1.6 Público Alvo  

Alunos e alunas das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental com faixa etária de 06 aos 15 anos, moradores do meio rural e urbano, pois a escola atende um grande número de crianças e adolescentes das comunidades rurais.

1.7 Metodologia  

A metodologia será interdisciplinar envolvendo as disciplinas de história, língua portuguesa e artes.

Atividades Planejadas:

·         Vídeos;
·         Palestras;
·         Textos informativos;
·         Visita de campo (comunidade quilombola);
·  Sala de exposição de objetos históricos relacionados a cultura afro-descendente.

1.8 Prazo

1.9 Sustentabilidade

Nosso trabalho pretende levar às pessoas a conhecerem a cultura afro descente, respeitando e valorizando-a, despertando para uma consciência mais realista de que todos são munidos de direitos e deveres como cidadãos deste país, estado ou município, de forma a manter uma ação informativa perante a comunidade escolar (estudantes, funcionários, família) com a intenção de prosseguir  o trabalho até que este se torne parte de uma nova realidade.

1.10 Detalhamento dos Custos

Os materiais a serem utilizados serão disponibilizados pelos órgãos públicos (Escola e Prefeitura).

1.11 Declaração de Contrapartida

Os proponentes disponibilizarão dos seguintes recursos:
·         Recursos humanos;
·         Xérox;
·         Filme.

2. PLANO DE TRABALHO

2.1 Cronograma de Execução

Metas do Projeto
1 – Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes brasileiros na escola
2- Promover a construção da identidade do negro dentro e fora da escola
3- Respeitar os costumes e ritos religiosos, os valores e hábitos dos povos afro-descendentes
Etapas do Projeto
Prazo
Responsáveis
01
Reunião do grupo para elaboração do projeto
12/11/2012
Componentes do grupo
02
Visita à Escola Dr. Emir de Macedo Gomes para apresentação do Projeto à diretora e aos professores
13/11/2012
Componentes do grupo
03
Divulgação do projeto na escola
14  a 16/11/2012
Componentes do grupo
04
Filme: Hotel Ruanda para os alunos das séries iniciais
19/12/2012
Componentes do grupo
05
Confecção de cartazes  a partir das reflexões acerca do filme
20/11/2012
Componentes do grupo
06
Palestras com o Promotor da Justiça do município de Pinheiros para os alunos das séries finais
21/11/2012
Promotor
07
Distribuição de textos informativos no recreio
21/11/2012
Componentes do grupo
08
Visita à comunidade quilombola no município de São Mateus
22/11/2012
Componentes do grupo
09
Culminância do Projeto no pátio da escola com apresentações culturais
23/11/2012
Componentes do grupo
Professores
Alunos
10
Avaliação do projeto na escola
26/11/2012
Professores e alunos
11
Avaliação do Projeto pelo grupo
26/11/2012
Componentes do grupo

2.2 Plano de aplicação

Recursos Materiais
Despesas
Parcerias
Filme
R$ 20,00
Componentes do grupo
Material didático
R$ 20,00
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes
Material Multimídia
-
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes
Xerox
R$ 30,00
Componentes do grupo
Transporte
R$ 400,00
Prefeitura Municipal de Pinheiros
Alimentação
R$ 200,00
Prefeitura Municipal de Pinheiros
Total
R$ 670,00
     -


2.3  Cronograma de Desembolso

a-Do concedente
Concedente
Recursos materiais
Despesas
Parcelas
Prazo
Prefeitura Municipal de Pinheiros
Transporte
R$ 400,00
Única
23/11/2012
Prefeitura Municipal de Pinheiros
Alimentação
R$ 200,00
Única
22/11/2012
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes
Material didático
R$ 20,00
Única
20/11/2012
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes
Material multimídia
-
Única
23/11/2012
Total
-
R$ 620,00
-
-

b- Do proponente
            Proponentes
Recursos materiais
Despesas
Parcelas
Prazo
Componentes do grupo
Filme
R$ 20,00
Única
19/11/2012
Componentes do grupo
Xerox
R$ 30,00
Única
21/11/2012
Total
-
R$ 50,00
-
-

Componentes:
Elbert Sat’anna Favero
Fábio Gonçalves Fonseca
Lindaíldes Ferreira de Souza
Marcos Santos Silva
Marília Adriana Rotta Perdonati
Mônica Aparecida Alegário de Souza
Thaís Alves da Costa Rodrigues