1. Projeto Básico: Reconstruindo valores através da consciência negra
1.1 Considerações gerais sobre a instituição
Local de realização: EMEF Dr. Emir de Macedo Gomes
Período: de 12 a 26 de novembro de 2012
1.2 Justificativa
O Brasil desde muitos anos se manteve em uma postura racista e desigual, simbolizado por preconceito e discriminação. Nesse sentido, a necessidade de políticas específicas que visam reverter o atual quadro se faz necessária com ações afirmativas diante da situação em que está sendo vivenciada.
Na educação é preciso promover um desenvolvimento humano e cultural, voltado a reconstrução de valores com temáticas significativas, propiciando uma consciência humana a partir de suas raízes históricas.
1.3 Objetivo Geral
Comemorar o dia da consciência negra (20 de novembro), conforme o artigo 79 – B da Lei nº 10.639/03, dando as instituições escolares obrigatoriedade ao ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, valorizando o ser humano com suas capacidades e habilidades.
1.4 Objetivos Específicos
· Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes brasileiros na escola e na sociedade;
· Promover a construção da identidade do negro dentro e fora da escola;
· Respeitar os costumes, ritos religiosos, os valores e hábitos dos povos afro-descendentes.
1.5 Metas/produtos/resultados
Conscientizar a sociedade a partir da divulgação do projeto, através da realização do mesmo sobre o respeito, os costumes, a religiosidade e os valores vindos da cultura africana.
1.6 Público Alvo
Alunos e alunas das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental com faixa etária de 06 aos 15 anos, moradores do meio rural e urbano, pois a escola atende um grande número de crianças e adolescentes das comunidades rurais.
1.7 Metodologia
A metodologia será interdisciplinar envolvendo as disciplinas de história, língua portuguesa e artes.
Atividades Planejadas:
· Vídeos;
· Palestras;
· Textos informativos;
· Visita de campo (comunidade quilombola);
· Sala de exposição de objetos históricos relacionados a cultura afro-descendente.
1.8 Prazo
1.9 Sustentabilidade
Nosso trabalho pretende levar às pessoas a conhecerem a cultura afro descente, respeitando e valorizando-a, despertando para uma consciência mais realista de que todos são munidos de direitos e deveres como cidadãos deste país, estado ou município, de forma a manter uma ação informativa perante a comunidade escolar (estudantes, funcionários, família) com a intenção de prosseguir o trabalho até que este se torne parte de uma nova realidade.
1.10 Detalhamento dos Custos
Os materiais a serem utilizados serão disponibilizados pelos órgãos públicos (Escola e Prefeitura).
1.11 Declaração de Contrapartida
Os proponentes disponibilizarão dos seguintes recursos:
· Recursos humanos;
· Xérox;
· Filme.
2. PLANO DE TRABALHO
2.1 Cronograma de Execução
Metas do Projeto | |||
1 – Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes brasileiros na escola | |||
2- Promover a construção da identidade do negro dentro e fora da escola | |||
3- Respeitar os costumes e ritos religiosos, os valores e hábitos dos povos afro-descendentes | |||
Etapas do Projeto | Prazo | Responsáveis | |
01 | Reunião do grupo para elaboração do projeto | 12/11/2012 | Componentes do grupo |
02 | Visita à Escola Dr. Emir de Macedo Gomes para apresentação do Projeto à diretora e aos professores | 13/11/2012 | Componentes do grupo |
03 | Divulgação do projeto na escola | 14 a 16/11/2012 | Componentes do grupo |
04 | Filme: Hotel Ruanda para os alunos das séries iniciais | 19/12/2012 | Componentes do grupo |
05 | Confecção de cartazes a partir das reflexões acerca do filme | 20/11/2012 | Componentes do grupo |
06 | Palestras com o Promotor da Justiça do município de Pinheiros para os alunos das séries finais | 21/11/2012 | Promotor |
07 | Distribuição de textos informativos no recreio | 21/11/2012 | Componentes do grupo |
08 | Visita à comunidade quilombola no município de São Mateus | 22/11/2012 | Componentes do grupo |
09 | Culminância do Projeto no pátio da escola com apresentações culturais | 23/11/2012 | Componentes do grupo Professores Alunos |
10 | Avaliação do projeto na escola | 26/11/2012 | Professores e alunos |
11 | Avaliação do Projeto pelo grupo | 26/11/2012 | Componentes do grupo |
2.2 Plano de aplicação
Recursos Materiais | Despesas | Parcerias |
Filme | R$ 20,00 | Componentes do grupo |
Material didático | R$ 20,00 | Escola Dr. Emir de Macedo Gomes |
Material Multimídia | - | Escola Dr. Emir de Macedo Gomes |
Xerox | R$ 30,00 | Componentes do grupo |
Transporte | R$ 400,00 | Prefeitura Municipal de Pinheiros |
Alimentação | R$ 200,00 | Prefeitura Municipal de Pinheiros |
Total | R$ 670,00 | - |
2.3 Cronograma de Desembolso
a-Do concedente
Concedente | Recursos materiais | Despesas | Parcelas | Prazo |
Prefeitura Municipal de Pinheiros | Transporte | R$ 400,00 | Única | 23/11/2012 |
Prefeitura Municipal de Pinheiros | Alimentação | R$ 200,00 | Única | 22/11/2012 |
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes | Material didático | R$ 20,00 | Única | 20/11/2012 |
Escola Dr. Emir de Macedo Gomes | Material multimídia | - | Única | 23/11/2012 |
Total | - | R$ 620,00 | - | - |
b- Do proponente
Proponentes | Recursos materiais | Despesas | Parcelas | Prazo |
Componentes do grupo | Filme | R$ 20,00 | Única | 19/11/2012 |
Componentes do grupo | Xerox | R$ 30,00 | Única | 21/11/2012 |
Total | - | R$ 50,00 | - | - |
Componentes:
Elbert Sat’anna Favero
Fábio Gonçalves Fonseca
Lindaíldes Ferreira de Souza
Marcos Santos Silva
Marília Adriana Rotta Perdonati
Mônica Aparecida Alegário de Souza
Thaís Alves da Costa Rodrigues